quarta-feira, dezembro 22, 2004

Coisas da Arquitectura - Quem Sua Kay

Passo a citar o mail que recebi há pouco:

"Empresa desiste das Torres de Siza Vieira em Alcântara

O presidente do grupo Sil, Pedro Silveira, afirmou na terça-feira que as torres projectadas pelo arquitecto Siza Vieira para Alcântara, em Lisboa, já não vão ser construídas, noticia esta quarta-feira o Público.

De acordo com o jornal, o promotor do empreendimento, a erguer na Av. da Índia, optou por apresentar à câmara um projecto alternativo, da autoria de Mário Sua Kay, com edifícios de oito pisos, considerando «insustentável aguardar por um referendo em Maio de 2006».

Em declarações ao Público, Pedro Silveira, explicou que a sua decisão se prendeu com o novo cenário imposto pela convocação de eleições legislativas para Fevereiro, o que implica que o referendo já não se pode realizar em Março de 2005, como previsto, mas apenas em Maio de 2006.

A impossibilidade de realizar o referendo antes de Maio de 2006 deve-se à própria lei que rege os referendos locais, que diz que o acto não pode ser realizado, nem sequer o processo pode ser iniciado, no período entre a data de convocação de eleições e a data da realização das mesmas.

Pedro Silveira diz ter informado em Junho deste ano o arquitecto Siza Vieira de que apresentara na câmara o projecto de Sua Kay, que não suscita problemas relativamente ao Plano Director Municipal (PDM), pois observa as cérceas máximas, de oito pisos."


Eu pergunto se será "sustentável" a falta de qualidade dos projectos das pessoas que andam por aí com especializações a fazer dinheiro. Porque é que o Sr. Arq. Sua Kay não se dedica a fazer dinheiro com a bolsa? É que o PSI 20 não invoca conotações estéticas; é feio e pronto. Poupem-nos a avareza financeira, poupem-nos a avareza de espírito ou a falta dele.

Que vergonha...

Deliciem-se com a nova Alcântra que Kay: (é sustentável aos seus olhos Sr. Pedro Silveira? Espera que alguém o leve a sério?)



1 Comentários:

Às 07 julho, 2006 13:36, Blogger Joao disse...

Mas as torres do Siza eram estéticas? Eu só as vi numa fotografia de uma maquete. Uma fotografia muito muito pequenininha.

Acho que isto merecia mais documentação sobre as torres do Siza. :P

(Vá, trabalha!)

 

Enviar um comentário

<< Home