Coisa de 3 segundos
Em cada três segundos uma criança em África morre de fome... ou com doenças que para nós não são graves... Triste realidade!
Não fiquemos indiferentes a isto, que marca o dia de hoje!
Muitas Coisas; todas as Coisas das Coisas que se possam Coisar. Coisas?
Em cada três segundos uma criança em África morre de fome... ou com doenças que para nós não são graves... Triste realidade!
coisado por: menina Clode @ 18:17 6 comentários
6 Comentários:
Infelizmente o impacto do Live 8 é zero, ou muito perto disso. Não é má vontade, mas os verdadeiros benificiados da coisa são os próprios artistas que vêem as vendas disparar. Não é má vontade, repito, mas os problemas de África não se resolvem por aí. Mais discreta passou a notícia de que os EUA vão duplicar a ajuda financeira a África. Duplicar. Mas ao Bush já ninguém atribui intenções altruístas...
só espero que esta situação não se mantenha. não se admite! Se é por iniciativas como esta não sei...mas que se faça qualquer coisa! É facto é que ontem o mundo uniu-se por esta causa.
Claro Maria. Só duvido é que o mundo se tenha unido por "esta causa". O mundo uniu-se pelas estrelas e, indirectamente, por África. Mas se realmente queremos ajudar os países Africanos o mais eficaz é remover todos os regimes totalitários (no "nosso" caso passava já pelo José Eduardo dos Santos) e tornar África num continente apelativo para o investimento internacional. Sim, a «globalização» que os mesmíssimos cantores tanto criticam (Bono and friends) é a única solução. Durantes os últimos 50 anos nenhum outro continente recebeu tanto dinheiro como África. África está mais pobre. As «ajudas» têm sempre um efeito temporário. O trauma das colonizações (Portuguesa, Francesa, Holandesa e Inglesa) ainda está muito presente. É tempo desses complexos acabarem e dos países «desenvolvidos» manifestarem o seu interesse em África. Porque a caridade nunca vai ser suficiente para tirar África da situação suicida em que se encontra.
Tenho pena que isto seja uma espécie de saco roto, tudo o que se dá parece pouco. É um facto que África tem recebido muitas ajudas e mesmo assim os problemas, e não são poucos, continuam a existir. O que prova que o problema é mesmo muito grave. É uma triste realidade!
É triste e alarmante. Estima-se que cerca de 80% da ajuda dos últimos anos tenha ido parar às mãos dos "líderes políticos" Africanos. Daí o "saco roto".
O Papa devia ser preto. Deviam linchar os líderes políticos que vendem armas áqueles que, teoricamente, tem o privilégio de não ter capacidade de as fabricar (e, aqui, não vamos ilibar os EUA...); deviam acreditar nas pessoas que vivem nos seus países, em vez de acartar ajuda humanitária exterior (e existe pelo menos uma instituição que pode pôr esse motor a funcionar, a African Union). Deviam sim, adoptar uma atitude globalizante, mas não cultural-contaminante, porque, se a maioria dos países africanos tem algo de bom, é mesmo isso: a genuidade da sua cultura.
Quanto aos tipos (dentro e fora de África) que ganham dinheiro à custa da fome dos outros, deviam ganhar, no mínimo, vergonha.
O mais estranho, é que essas pessoas também somos nós.
Enviar um comentário
<< Home