sexta-feira, julho 08, 2005

Coisas daquelas que nao se percebem...


foto: Rob Gardiner

Paz aqueles que aqui ficaram...

7th July, 2005

7h15m - toca o despertador. O peso do trabalho do dia anterior arrasta-se para esta manha...esta frio, nao apetece sair da cama.

8h13m - corro para o comboio, nao quero apanhar o proximo que esta sempre a pinha...engano, vou neste mesmo, colado a porta, agarrando-me aos apoios. Um silencio enorme, ninguem fala, apenas se ouvem os 300 IPODS a zumbir.

8h25m - posso repirar novamente. Saio do comboio e vou para a plataforma do metropolitano. Bolas, perdi o metro...mais 8m.

8h45m - atravesso o Thames de metro (por baixo, num tunel muito humido e apertadinho)

8h51 - Primeira explosao num tunel a 100m da Liverpool Street Station (Circle Line) - 7 mortos confirmados

8h55m - chego ao trabalho. Dirijo-me a maquina para preparar um espresso. Vou para a minha secretaria, ligo o computador e converso um pouco com um colega...banalidades.

8h56m - segunda explosao num tunel entre Kings Cross e Russell Square Station (Piccadilly line) - 21 mortos confirmados

9h10m - A minha colega com um ar assustado diz-me que houve uma falha qualquer num metro, com explosao...pensava-se que teria sido um problema tecnico que tinha provocado a explosao.

9h17m - terceira explosao na Circle Line com comboio de Edgware Road para Paddington - 7 mortos confirmados

9h25m - Uma colega nossa, telefona a avisar que esta bem, mas que nao vem trabalhar...ela estava na ponta do primeiro comboio que explodiu. Saiu ilesa, mas esta em choque. Nao ha confirmacao das causas da explosao.

9h35m - Recebo um telefonema a perguntar se estava tudo bem comigo...foi a primeira vez que soube que tinham rebentado 3 comboios - primeira confirmacao de que algo estava a correr mal. Passei a noticia...ligaram-se televisoes, comecaram a correr os telefonemas e os emails...em breve os telefones deixariam de funcionar.

9h47m - Quarta explosao no autocarro 30 de Hackney para Marble Arch - 13 pessoas morrem.

9h50m - Comecam os arrepios frios, os suspiros e os questionamentos. Ja nao havia duvidas, tinha sido O ATENTADO.

10h00m - ... - Chegam noticias de todas as explosoes. Sao dadas as primeiras ordens a populacao. O Centro seria fechado dentro de minutos e toda a circulacao estaria fechada. Os transportes publicos nao funcionariam mais no centro. TODA a rede de metro ja fora desligada e evacuada. TODOS os servicos de transporte publico no centro nao funcionariam. As pessoas receberam ordens para permanecer nos sitios onde estivessem ate novas ordens.

Saimos a rua. Estava um silencio perturbador no ar. As ruas estavam desertas. A unica coisa que se ouvia eram sirenes. O unico movimento era no Thames - os barcos, surpreendentemente continuaram a funcionar. Assistimos a barcos de policia em rapida direccao para o centro. E assustador. A pior sensacao e de quando e que vai parar...

A angustia tomou-nos pelo resto do dia. A preocupacao era saber se estava toda a gente bem. Felizmente conseguiu-se avisar antes das linhas serem cortadas. Agora a unica comunicacao era via e-mail ou telefone fixo.

16h30m - Comeca a romaria. Milhoes de pessoas que necessitam de regressar a casa, tem de percorrer varias milhas para chegar a zona exterior e os que tivessem coragem, apanhar um transporte para casa. Outros limitaram-se a andar 2horas ou mais, a chuva para chegar a casa. Taxis - impossivel.

17h30m - Acabei de enviar o trabalho para o cliente (a vida tem de continuar quando ha prazos). Consegui arranjar alguem que me pode ajudar a sair daqui. Vou a pe com ele ate London Bridge Station - que bom, ja reestabeleceram o servico. Nao quiz pensar em mais bombas, estava so desejando chegar a casa. Imensos comboios atrasados e outros cancelados...esta e a unica hipotese para eu chegar a casa hoje...isto, ou andar a pe durante 2h30m a chuva, com um mapa fotocopiado e confiando nas minhas qualidades de navegador. O risco de bomba pareceu-me menor do que o risco de me perder.

19h30m - la apareceu o meu comboio. Ou pelo menos era o que dizia no placar...esta tudo uma confusao, tudo trocado, etc...asneira. Quando algo pode acontecer, acontece mesmo. Apanhei o comboio errado, na direccao certa, a hora certa, na plataforma certa, mas...era o seguinte. Para que percebam mais ou menos, imaginem que estava na estacao do Cais do Sodre e quero ir para Belem. Pois, apanhei o Expresso para Cascais. Agora multipliquem as distancias por 3 e podem fazer uma ideia aproximada. Quando cheguei la (East Croydon) , para meu maior desespero...mais atrasos nos comboios.

20h10m - la apanhei o comboio certo...parou em todas, mas consegui chegar a casa.

21h15m - Cheguei a casa. Um abraco sentido a quem tem ganhado um cantinho na minha roda de amigos (que hoje, para sua infelicidade se encontrava no centro aquela hora. Partilhou do terror. Demorou 7 horas a chegar a casa - tambem teve a sua dose...). Primeiro tranquilizar os meus. Depois as noticias. Infelizmente, sao dolorosas demais para ser verdade. Nao, nao pode ser...nao acredito...

22h30m - Deito-me. Estou de rastos. O meu ultimo pensamento vai para o dia de merda que os outros (mais de) 50 que teem a mesma historia que eu tenho ate as 8h51m tiveram. Paz a eles...

4 Comentários:

Às 09 julho, 2005 12:56, Blogger menina Clode disse...

a vida sob a forma de terror...foi horrivel! beijo e abraço apertado

 
Às 09 julho, 2005 15:32, Anonymous Anónimo disse...

que situação inacreditável. e arrepiante. por estar próxima de uma forma tão estranha e sobretudo através de ti que aí estás................................................................................................. felizmente estás bem.

 
Às 12 julho, 2005 12:19, Blogger Sérgio Xavier disse...

Nunca mais te esqueces...

Um grande abraço, meu amigo.

 
Às 13 junho, 2009 15:04, Anonymous Anónimo disse...

Já viram o site disso??
http://westside-dach.myminicity.com/

 

Enviar um comentário

<< Home