terça-feira, agosto 01, 2006

Coisas do Cinema - Los Olvidados (1950)

Los Olvidados apresenta o quotidiano de um punhado de jovens que, a cada dia, resolve o problema da fome de uma forma diferente.

O sítio, é um bairro de lata, com um mercado, na Cidade do México.

As famílias, são extensas e, geralmente, falta sempre um pai ou uma mãe, ou ambos.

Luis Buñuel realizou este filme. Os protagonistas, desdentados, cegos, feios, foram escolhidos a dedo e vestidos a rigor para a ocasião. (pergunto-me se, pelo seu realismo, não seriam mesmo habitantes do dito bairro de lata...)

O paralelo deste filme com a Cidade de Deus é inequívoco; aliás, deve ter sido uma forte fonte de inspiração para Fernando Meirelles.

Como habitual no cinema de Buñuel, também aqui existem deliciosos momentos de montagem, piscando o olho ao sórdido, ao absurdo e, claro, ao surreal.

Ainda que com uma tremenda importância na história do Cinema, quanto a mim, Buñuel é um melhor criativo do que realizador. (e não seria isso mesmo que ele desejava?)

Image Hosted by ImageShack.us
Mais, é aqui.

2 Comentários:

Às 01 agosto, 2006 23:55, Blogger musalia disse...

lembro-me, de uma forma marcante, Un Chien Andalou...

(estou tão cansada que nem tenho força para fazer um comentário decente, desculpa...vou dormir, nem o ar me aliviou)

beijos :)

 
Às 03 agosto, 2006 02:54, Blogger Sérgio Xavier disse...

A lâmina na retina...

Descansa!

Bisous

 

Enviar um comentário

<< Home