terça-feira, abril 26, 2005

Coisas da Literatura - o testemunho

Das paredes oblíquas escorreu o convite e o testemunho para os livros:

não podendo sair do fahrenheit 451, que livro quererias ser?
"Alice's Adventures in Wonderland", Lewis Carroll.

já alguma vez ficaste apanhadinho[a] por um personagem de ficção?
Que me lembre, não.

qual foi o último livro que compraste?
Guia da Lonely Planet: "Eastern Europe" e dicionário Português-Crota-Português.

qual o último livro que leste?
"O Filho do Lobo", Jack London.

que livros estás a ler?
"As Viagens de Gulliver", Jonathan Swift
"Os Versículos Satânicos", Salman Rushdie (em re-leitura)
"Principles of Economics", N. Gregory Mankiw

que livros [5] levarias para uma ilha deserta?
"Moon Palace", Paul Auster
"A Obra ao Negro", Marguerite Yourcenar
"A Imortalidade", Milan Kundera
"As Cidades Invisíveis", Italo Calvino
Um qualquer manual de escuteiros que me ajudasse a sobreviver.

a quem vais passar este testemunho [três pessoas] e porquê?
à Maria Borboleta, porque sim;
ao xc, para variar (arranjei-te um 31...);
à Ana, porque há-de ter muito por onde escolher;
ao pedro, porque será muito criativo;
ao Flávio porque é um porreiro.

Eram 5(cinco) não eram?

e os vencedores são:
sempre aqueles que a Academia quiser...

9 Comentários:

Às 26 abril, 2005 23:12, Blogger pedro disse...

1a pergunta: nem saia do universo ray bradbury. escolheria o escritor do "a morte é um acto solitário".

2º pergunta: não. ainda consigo distinguir os planos...

3a pergunta: na feira do livro comprei "a linguagem dos pássaros" de ana teresa pereira, "eleanor rigby" de douglas coupland, "morte no verão" de yukio mishima e 2 livros de iris murdoch

4a pergunta: "uma casa na escuridão" de josé luís peixoto

5a pergunta: a mesinha de cabeceira anda muito desarrumada. tenho 2 ou 3 policiais que nem sei o nome (hartley howard e dashiell hammett), a biografia da patti smith, "doze nós numa corda" vários e "nenhum olhar" de josé luís peixoto. para além de livros relacionados com o trabalho.

6ª pergunta:
-"ulisses" (a edição que tivesse as margens mais largas para anotações). suponho que ficaria entretido para o resto da minha vida
-"o medo" al berto. suponho que ficaria distraído para o resto da minha vida
-"uptight" biografia dos velvet underground. suponho que não podendo ouvir música pelo menos lia
-"os filmes da minha vida/os meus filmes da vida" joão bénard da costa. quando não gosto de um filme que ele fez uma crítica favorável, eu não estou a ver bem a coisa
-um livro policial ao acaso. porque é o que tomo para adormecer

7a pergunta: 3 pessoas a quem passava isto
-Ana (por tudo)
-7iago da womblabel.blogspot.com (porque sempre queria ver que livros é que ele levava)
-Pedro Pinto do aindaoutrodia.blogspot.com (porque o miserável ia atafulhar o barco de livros de xadrez que dão grandes fogueiras)

 
Às 27 abril, 2005 08:48, Blogger menina Clode disse...

1. Nunca me ocorreu ser um livro...ainda que muitas vezes sinta que tenha muita historia ca para dentro.

2. Não...acho que não!

3. "O prazer da Cozinha vegetariana" para oferecer a uma amiga

4. "Baunilha e Chocolate" Sveva Casati

5. "Tudo sobre o Yôga" Mestre deRose
"Inventar a Solidão" Paul Auster


6. "A leste do Paraíso" John Steinbeck
"A insustentável leveza do Ser" Milan Kundera
"Retrato a Sépia" Isabel Allende
Um livro de historia da pintura
e a Bíblia

7. ao Helder, porque sim
à Xana porque tem muito para dizer...até porque tem uns quantos livros meus
e seria ao Arroz, porque tinha mesmo de ser...mas ele é que me passou o testemunho...

 
Às 27 abril, 2005 10:32, Blogger Flávio disse...

Quero agradecer à Academia, ao meu produtor, aos meus agentes, à minha namorada pela compreensão e apoio, ao realizador, ao argumentista, à minha família por terem tornado este prémio possível. Isto de ser nomeado pelo Arroz de Estragão é melhor que um óscar. Um abraço!

 
Às 27 abril, 2005 10:46, Blogger Flávio disse...

Já agora, vou tentar responder também ao inquérito:

Livro que queria ser: 'Trainspotting', para acabar de vez com o marasmo.

Apanhado por personagem de ficção: talvez a Lady Macbeth, mas só depois de ter visto a interpretação da Judi Dench na RTP2.

Último livro comprado: 'Septième Art', do André Bazin.

Último livro lido: 'Nadja', do Breton.

Livro a ler: 'Der wiedergefundene Freund', de Fred Uhlman

5 livros para uma ilha deserta:
'A Montanha Mágica', do Thomas Mann.
'Hitchcock, The Dark Side Of Genius', de Donald Spoto.
'O Teatro grego', do Professor António Freire.
'Memórias de um Pinga-Amor', do Groucho Marx.
'As Anedotas do Herman', do Herman.

 
Às 27 abril, 2005 14:55, Blogger Ana disse...

... falto eu ? Bolas ... vou imprimir isto e já digo ;)

 
Às 01 maio, 2005 23:35, Blogger Sérgio Xavier disse...

Obrigado a todos por terem (cor)respondido ao desafio. Fiquei contente e surpreso com as respostas :)

 
Às 04 maio, 2005 11:29, Blogger Flávio disse...

ERRATA: O título do livro do Bazin é Qu'est-ce que le cinéma? e não Septième Art, que é o nome da série.

 
Às 06 maio, 2005 00:25, Blogger Ana disse...

Ai ... eu não respondi
mas ainda vou a tempo ( espero )

1ª gostava de ser uma personagem de Boris Vian ... um gémeo do Arranca Corações por exemplo ... para comer lagartas azuis que estão debaixo das pedras e que fazem voar

2ª Apanhada por um personagem ? Humm....acho que não.Ã realidade tem tantas personagens que parecem ficção que sempre é melhor ficar apanhadinha por essas.

3º O Ultimo livro do Vasco Gato.

4º O Ultimo livro que comprei

5º o ultimos ... Poesia Toda de Herberto Helder, Os Passos em Volta de herberto Helder , reli a Insustentavel Leveza do Ser ...

6ª para a ilha levava Um Estranho numa Terra Estrana do Robert A. Heinlein, O Que diz Molero do Dinis Machado , Lunario do Al Berto e um Manual de Sobrevivencia para Ilhas Desertas .

e prontos

 
Às 07 maio, 2005 00:25, Blogger Sérgio Xavier disse...

Ana: mais vale tarde que nunca! ;-)

 

Enviar um comentário

<< Home