domingo, julho 17, 2005

Coisas do Cinema – Fahrenheit 451 (1966)

Não me recordo de ter visto outro filme de François Truffaut. Para mim, neste que vi hoje, existe o mérito de se conseguir fazer em 1966 uma coisa muito próxima daquela que fez Michael Radford em 1984 com o Nineteen Eighty-Four. Mas não fiquei convencido da forma que pensei que fosse ficar; sempre achei que fosse um nome incontornável na história do cinema... Expectativas a mais? Escapou-me alguma coisa importante? Há por aqui alguém que me encaminhe para uma coisa do Truffaut mais “convincente”?

Depois de ver o Metropolis do Lang, feito em 1927, um tipo fica, provavelmente, demasiado exigente; parece que, até ao Blade Runner (Ridley Scott, 1982), a história dos filmes social-visionários está estruturada ao contrário, tendo um princípio com o Nineteen Eighty-Four e o culminar em 1927, com Metropolis.

Se nunca viram nenhum dos que falei, vejam-nos com esta lógica cronológica invertida, a ver se não me dão razão. (e, talvez assim, achem cada um mais impressionante que o outro)

Isto se eu não me esqueci de nenhum...

Fica aqui a minha sugestão para a cronologia dos “admiráveis mundos novos” cinematográficos:
- Nineteen Eighty-Four (Michael Radford, 1984);
- Fahrenheit 451 (François Truffaut);
- Metropolis (Fritz Lang, 1927);
- Blade Runner (Ridley Scott, 1982);
- Dark City (Alex Proyas, 1998);
- The Matrix (Wachowsky Brs., 1999);
- Minority Report (Steven Spielberg, 2002).
- Metropolis (Fritz Lang, 1927) outra vez! ;-)


Mais é aqui.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home