terça-feira, Novembro 23, 2004

Coisas dos Jogos de Computador - Os jogos e o espaço (lembram-se?)

Já por diversas vezes dei comigo a pensar, havia de ser porreiro um dia olhar para a forma como os jogos de computador da minha infância influenciaram a percepção e o imaginário que tenho do espaço, hoje.

Não vou fazer isso hoje da forma como deveria ser feito...(merecia muito mais tempo de dedicação) mas vou tentar ir mais um pouco longe na matéria.

Quem não se lembra do Spectrum? Uns tinham o 48k, outros o 128k, mas todos tinhamos uma pequena chave de fendas à mão para afinar o gravador, lembram-se? E do Load, aspas, aspas (LOAD"")?

Lembram-se do Target Renegade? do Rick Dangerous? do SWIV? do Commandos? do Arkanoid? do Cibernoid? dos Barbarian? do Manic Miner? do Chuckie Egg? do Dizzy? do Rolling Thunder... que saudades...até o Paradise Café me deixa nostálgico...parte do dinheiro que tinha para os gelados do fim-de-semana era gasto no Correio de Domingo porque era lá que se encontravam os "Pokes & Dicas".

As novidades apareciam na secção de "jogos" à 3ª feira, se bem me lembro, no programa "Ponto por Ponto". Era um mundo...

E no Commodore Amiga; o Civilization, o Colonization, o Premier Manager, o Sensible Soccer, o Crazy Cars, do Pirates!, do Dune...enfim, interminável a lista. Tantas horas que passei agarrado a eles (aos jogos); felicidade pura, coisa mais complicada agora.

É com o Amiga 500 que, para mim, surge a palavra disquete no meu campo léxico; lembram-se? havia um jogo qualquer que tinha nove disquetes...qual era?

Mas comecemos por exemplo pelo Prince of Persia; um jogo labiríntico onde em cada cenário cabiam três pés-direitos :-) tinhamos que encontrar a saída e iamos passando de nível...

Prince of Persia: a primeira Aventura em plataformas.

Mas o jogo que mais me inspirou o imaginário foi o Another World, creio. Sempre tive um fascínio pelos jogos clássicos de aventura (The Secret of the Monkey Island, Cruise for a Corpse, etc..) ou , às vezes chamados, "jogos de objectos" (lembram-se?). Mas o Another World foi, para mim pelo menos, o primeiro jogo de aventura equilibrada com acção. Todos os fabulosos cenários tinham objectivos e soluções diferentes; nadava-se, corria-se, saltava-se, dava-se balanço a um cárcere, disparava-se, activavam-se escudos de energia, adivinhavam-se códigos de activação, etc, etc, etc...

Os cenários, apresentações e jogabilidade deste jogo revolucionaram tudo o que havia sido feito até ali; tornaram os jogadores mais exigentes, também.

Another World: o começo, já fora do tanque dos tentáculos.
A primeira grande cidade que nos é permitido ver (lembram-se da animação 'Tygra, o fogo e o gelo'?
Já dentro da cidade...
Será que o Koolhas não jogou Another World quando era mais novinho?

Mais tarde, outro jogo da mesma companhia (de que não me lembro o nome) veio actualizar novamente esta matéria: Flashback, outra grande obra prima do Amiga. As fracas imagens que consegui arranjar ilustram já a sugestividade dos espaços encenados nos jogos em causa; e é disto que falo. É possível estes jogos não terem influenciado a forma como hoje eu vejo o espaço? Creio que não.

E porque é tarde e amanhã é de acordar cedo, deixo o resto para os comentários que têm andado ou tímidos, ou preguiçosos.

Flashback: a apresentação inicial.
O primeiro cenário; lembram-se dos sons da selva?
O segundo Mundo.
Um dos níveis finais, em que estamos perto da morte num directo para a TV; quem criou o Big Brother?
Outro jogo com grande criatividade espacial: Dragon's Lair.
Os pans das câmaras são admiráveis.

Para quem quiser alongar a nostalgia proposta, é aqui.

Hasta la Pasta.

11 Comentários:

Às 23 Novembro, 2004 17:52, Blogger Arkitontus disse...

Apesar de ser do tempo dessas plataformas de jogo, só me lembro de ter tido um Spectrum, mas não me lembro da versão, e um Commodore 64 com disketes de 5 1/4 polegadas, as verdadeiras floppy disks.

Esses jogos que falas são considerados, actualmente, abandonware. Basta uma pequena cruzada na internet sobre as insignias do abandonware e descobres grandes preciosidades, como o Prince of Persia que falas, como o FlashBack (que é da SSI), mas muitos outros, como por exemplo: PaperBoy, Leisure Suit Larry (uma saga que começou há vários anos, e em que já vai para o oitavo (penso eu!) volume da saga), Barbarian, School Daze, Wolfstein 3D, Doom, a série dos Strike (Desert, Jungle...), Out Run, Pitfall, PacMan, Sim City, Pong, PreHistorik, Dune, King's Quest... E podia continuar aqui a enumerar jogos que marcaram as nossas infâncias, não só em plataformas já arcaicas, como também jogos de PC que fazias as delícias dos mais novos e agora, se mostrassemos aos mais novos o que jogávamos antigamente, basta recuar uns 5 anitos, eles deveriam se rir de nós e dizer: "O que, m as estes gráficos são nojentos..." etc, mas na altura...

Bem é melhor não me alongar mais se não vem ai a censura e corta isto tudo....


eheheheheheheheheh

 
Às 28 Novembro, 2004 00:19, Blogger Musikfreund disse...

Acontece-me por vezes exactamente a mesma coisa. A nostalgia toma conta de nós e a vontade de voltar atrás no tempo é enorme. Belos tempos os do Spectrum. Só jogávamos se a máquina estivesse de bom humor caso contrário (...) niente a fare! ;-) Eu tinha um 48k e divertia-me imenso a trocar jogos com os meus amigos que na altura tinham o 128k. O eterno Chuckie Egg, o competitivo Scalextric e um muito especial Milky Race. Um jogo de ciclismo que foi para mim viciante durante um largo período de tempo e que me proporcionou muitos e bons momentos de jogo. Uns gráficos impressionantes.
Já o Commodore Amiga (tinha um 500+) foi algo memorável. A panóplia de jogos disponíveis era interminável. As horas e horas que passava em frente ao televisor a jogar... ainda hoje me lembro de um jogo em particular. Passava-se no século XXI e era de andebol (futurístico obviamente). A curiosidade eram as regras. Valia tudo menos tirar olhos. ;-) Não me recordo agora do nome.
Hoje em dia inclino-me para os jogos de estratégia para PC (Colonization, Civilization, Age of Empires, Rome Total War...). Sou também adepto de um bom jogo de futebol (quer seja de estratégia ou não). Independentemente disso, aproveito para aconselhar o Football Manager 2005 e um bom clássico como o intrigante Broken Sword. Mais que um simples jogo, é também uma história que ali está e que necessita de ser desvendada.

 
Às 10 Janeiro, 2005 14:45, Blogger O Puto disse...

O mundo Spectrum
O melhor: os jogos que nos preenchiam as tardes;
O pior: o tempo que demoravam a carregar, e a fatídica mensagem "R Tape Loading Error".

 
Às 11 Janeiro, 2005 23:21, Blogger Arroz de Estragão disse...

Só faltou falar no LOAD""
:-)

 
Às 27 Maio, 2005 14:22, Anonymous Snowman disse...

Meeu!
Tipo, onde eu acho esses abandonwares pra
baixar?? Eu procuro pela net toda e os sites
ja fora.. Abandonados.. hehe..

Ajudae ... :)

Se alguem tiver alguma coisa fala comigo plz, snowman_of_iceworld@hotmail.com

MSN ou E-mail mesmo..

VAlew...

 
Às 08 Junho, 2005 12:52, Blogger Arroz de Estragão disse...

Snowman: tenta ir por aqui:

http://www.the-underdogs.org/

Valeu!

 
Às 03 Fevereiro, 2006 13:53, Anonymous Anónimo disse...

O jogo de andebol futurista chama-se SpeedBall, concebido e programado pelos Bitmap Brothers.

 
Às 08 Novembro, 2009 07:16, Anonymous Anónimo disse...

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Às 17 Abril, 2013 14:28, Anonymous Anónimo disse...


Ох, занимаются ученые чем попало, а результаты получаются более чем интересные. Вот провели в России анализ успеваемости студентов вузов и доказали, что среди слабо успевающих студентов (по сравнению с нормально обучающимися) на 8% повышена часть людей, родившихся в период с апреля по июль. Эти результаты позволяют предположить, что у детей, родившихся в этот период года, может быть повышен риск слабой обучаемости в последующем.

И логическое объяснение происходящему найдено — это может быть связано с тем, что критический второй триместр беременности у женщин при этом приходится на зимние месяцы, когда повышен риск вирусных инфекций.



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